Sim, infelizmente pode acontecer. E por mais que seja cute, ele ficar ali, do seu ladinho, pedindo um pequeno pedacinho de pão, por exemplo, pode não fazer bem para a balança.
Quem não conhece gatos que comem e…. dormem, por exemplo? Por mais que eles, eventualmente se arrisquem a subir nos armários, correr alguns metros da sala, ou passar um tempinho no arranhador, as calorias gastas, não são muitas.
Recentemente, a Associação de Prevenção da Obesidade Pet dos EUA, revelou uma pesquisa em que lá, (pasmem!) 59% dos gatos e 56% dos cães, estão acima do peso. =( E mesmo que, os veterinários indiquem aos donos para aumentar o tempo de exercício físico e reduzir ou trocar o tipo de ração ou alimento menos calórico, SE eu fosse uma pulguinha, diria que os donos acabam abrindo uma exceção (zinha) e dando um petisco aqui, outro ali. Afinal, quem resiste àquele olhar pidão, né?
Mas o grande vilão quando a gente acaba oferecendo um pedacinho que seja dos nossos lanchinhos, é o açúcar (geralmente acompanhada da amiga, gordura), como um pão doce ou recheado salgado com queijo, um biscoito recheado….e por aí vai. Sei o quanto é difícil, mas precisamos substituir pouco a pouco pela cenoura ou alguma fruta.
Converse com o veterinário que acompanha seu pet. É importante sempre acompanhar estas questões relacionadas à saúde com muita atenção - porque pode prevenir uma dor nas articulações, por exemplo, que pode vir a surgir com a obesidade e a idade, ou ainda, oferecer uma ração mais completa e menos calórica, e até quem sabe, liberar uns pedacinhos de batata doce substituindo parte da ração, hein?
Como você cuida da saúde do seu peludinho?
Conta pra gente!
Gostou? Então curte, comenta e compartilha! =)
Comments